Depoimentos - Consultoria de Gestão de Risco de Crédito com a Solução CRI

Banco Mercantil

(Novembro/2011)

Quais as dificuldades encontradas pela Instituição no processo de atendimento Regulatório antes da implantação da Solução CRI?

O Mercantil do Brasil possui uma sofisticada estrutura de gerenciamento de risco de crédito com pessoas qualificadas, processos e sistemas eficientes e adequados que o tornou referência no mercado neste assunto, principalmente entre os bancos médios. No âmbito da Resolução CMN 3.721, a contratação da solução CRI da SK Intelligence veio somar à instituição contribuindo para reunir vários processos e análises, antes desenvolvidos separadamente, em uma plataforma única. Além disso, passamos a contar com a assessoria do corpo técnico de consultores da SK Intelligence, altamente qualificado, na construção de novos conceitos e interpretação e implementação de mudanças e novas normas na legislação bancária.

Destaque os 3 (três) principais benefícios adquiridos com a implantação da Solução CRI.

  • Consolidação dos dados em uma ferramenta BI;
  • Otimizando a visualização de relatórios para gestão de riscos;
  • Auxilio na validação e eventuais correções de processos realizados manualmente no MB, além da automatização da maioria destes processos na apuração da Parcela de Exposição Ponderada ao Risco (PEPR);
  • Inclusão do relatório de Cobrança, promovendo uma nova dimensão de análise, com geração de uma demanda para agregar novas informações antes não utilizadas na gestão de risco de crédito do MB, como a informação de Parcela das operações.

Banco Mercantil

(Novembro/2011)

Quais as dificuldades encontradas pela Instituição no processo de atendimento Regulatório antes da implantação da Solução CRI?

O Banco da Amazônia tinha dificuldades históricas: a extração ordeira e a formatação de dados de diferentes sistemas, em variadas plataformas, oriundas de diversas fontes de captação e com exposições a risco de crédito variados e a disposição desses dados em informações hierarquizadas para atendimento eficiente e eficaz das necessidades de gestão interna, complementarmente e regulamentar.

Destaque os 3 (três) principais benefícios adquiridos com a implantação da Solução CRI.

Com a implantação da Solução, houve ganhos quantitativos e qualitativos em termos de:

  • Gestão corporativa do crédito e do risco de crédito;
  • Melhor adequação ao Pilar III, do Basiléia 2 - transparência > incremento de qualidade, padronização e homogeneização na divulgação interna e externa de informações;
  • Do quanto nos é exigido pela Resolução 2.554/1998 (Controles Internos/Sistemas de Informação) e 3.721 (Gerenciamento de Risco de Crédito).
© 2011 Sk Intelligence - Todos os direitos reservados Desenvolvimento: Murin